terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Crie um cantinho especial no APÊ para seu cachorro.

Demonstre todo seu carinho separando um lugar aconchegante para o animalzinho no seu apartamento. 


Quem tem um cachorro em casa garante: esses bichinhos proporcionam enorme bem-estar para toda a família. Além de companheiros, amam você incondicionalmente, são sensíveis e te recebem sempre com a maior felicidade. Eles demonstram carinho com mil lambidinhas e abanando o rabinho quando você chega. E tudo o que querem em troca é a sua atenção.

Da mesma forma que você cria lugares aconchegantes em casa para você e para sua família, é importante que seu cachorro também tenha um cantinho gostoso. Comece escolhendo um local bem calmo, longe de ruídos altos e que não seja muito movimentado.

"Se for um cão de pequeno porte e que viva em apartamento, o ideal é colocar uma caminha ou colchãozinho em um lugar tranquilo. Se for um cão de grande porte, a melhor opção é uma casinha fabricada em plástico, para abrigar do frio", sugere o professor de medicina veterinária Marcus Fróes, de Lauro de Freitas (BA).


 

Itens essenciais:

Mas o que não pode faltar nesse cantinho? Um colchão, um paninho para que o espaço fique mais aconchegante, um pote de água e outro de comida são essenciais. Os brinquedinhos também não devem ser deixados de fora. Escolha as coisas que ele mais gosta de roer.

Coloque a cama em um lugar sem correntes de ar. Ele deve se sentir seguro, protegido e confortável nesse ambiente. "É interessante colocar alguma peça de roupa que você tenha usado. Isso faz com que os cachorros fiquem menos ansiosos quando você não estiver em casa", destaca Fróes.

Não se esqueça de tirar produtos que possam ser perigosos para eles, como objetos cortantes, fios elétricos ou baldes com algo dentro.

Segundo o professor, esse lugar deve ser separado da área em que ele faz as necessidades fisiológicas. Afinal, o seu banheiro também é independente do quarto, certo? "Os cachorros são muito higiênicos e gostam de ter um local para cada propósito", afirma.

Todos nós precisamos de um canto para relaxar, descansar e curtir as nossas coisas. O seu cachorro, também. É reconfortante para ele saber que tem um lugar específico para dormir, ou simplesmente para quando quiser ficar sozinho roendo um osso, sem ser incomodado. Além disso, quando você tem algum compromisso, é importante que ele saiba que não pode ficar solto pela casa. Cada um deve ter o seu espaço.

A companhia é a principal qualidade desses bichinhos. Ao lado deles, é impossível se sentir sozinha. Por isso, cuide de quem gosta e faz tanto por você. Trate seu cãozinho como ele merece e você terá em troca muito amor e carinho. Mostre a seus filhos o quanto isso é importante. É fundamental fazer com que eles cresçam sabendo respeitar os animais e entendendo como essa relação pode ser gratificante.



terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Boa notícia para Itabuna.

ITABUNA TERÁ CINE TEATRO JORGE AMADO


Boa notícia para Itabuna. O cine Itabuna que funcionava na Rua Ruffo Galvão, imóvel que foi vendido a Igreja Universal do Reino de Deus, que manteve no local, durante anos, será restaurado ainda este ano.
O projeto é uma parceria da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania e a prefeitura municipal de Itabuna e tem o apoio do deputado estadual Augusto Castro (PSDB). O cine teatro Jorge Amado, homenagem ao mais ilustre filho desta terra, terá capacidade para aproximadamente 1.200 pessoas e terá realização de grandes shows musicais. Na abertura, a expectativa de um show com artista de nome nacional para marcar em Itabuna a volta aos grandes tempos da cultura. 
A expectativa é grande com relação a inauguração deste cine teatro. O Cine Itabuna, que foi inaugurado em 1940, foi o único que resistiu ao tempo, chegando até o início de 90. O Itabuna era uma espécie de teatro adaptado para exibição de filmes numa grande tela, com direito a palco elevado e camarim. Por muitos anos o cinema foi a principal atração dos jovens, que formavam longas filas para as sessões de domingo à tarde. Era ali também que a "turma" (moças e rapazes) costumava trocar gibis já lidos e figurinhas repetidas.


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Crescimento de empresas do setor tende a ser maior em 2012

De acordo com dados da CBIC, Câmara Brasileira da Indústria da Construção, em 2011 o crescimento no setor foi de 4,8% em relação a 2010 – acima, portanto do PIB brasileiro. Esse resultado coloca o país bem a frente de qualquer efeito negativo em relação a crise na Europa. Outro ponto a ser considerado é a proximidade de eventos internacionais, como a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016), fazendo com que grandes empresas, nacionais e estrangeiras, olhem atentamente para a construção civil no país.
“O mercado imobiliário continuará crescendo graças à alta demanda em relação a casa própria, à infraestrutura necessária para atender aos eventos internacionais e às medidas governamentais de incentivo ao crédito”, destaca Vitor Marques, diretor da Marques Construtora.
Ainda segundo Vitor Marques, a participação da construção civil na estabilidade econômica brasileira resulta em um giro maior na economia devido às novas oportunidades para profissionais, empresas do setor e consumidor final. Ele alerta para que o comprador de imóveis fique atento em relação ao cumprimento dos prazos. “Nunca deixe de saber tudo sobre a empresa com a qual vai fechar negócio", finaliza.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Horta na Varanda

Não é porque você não tem quintal que não pode cultivar temperinhos variados no apartamento. “Temperos e ervas se adaptam muito bem aos vasos”, explica a paisagista Lígia Cerri, da Flora do Campo. A horta, segundo ela, pode ficar junto com outras plantas, mas sempre em vasinhos separados. E a falta de espaço não é um problema. “Você pode fazer uma horta vertical. Essa é uma solução maravilhosa para ambientes pequenos”, conta.
  
Como toda horta, a sua também vai precisar de sol para ficar bonita e saudável. “Caso a sua seja feita em vasos plásticos, é aconselhável que recebam apenas os raios solares pela manhã, pois o plástico esquenta muito e pode ‘cozinhar’ a raiz da erva”, alerta. Por isso, a especialista recomenda vasos de barro ou cerâmica, e que tenham boa drenagem. “Nesse caso, o sol pode ser em tempo integral”, diz Lígia. Ela lembra que, quanto maior o vaso, mais fácil fica cuidar da horta. “Se o vaso for pequeno, plante apenas uma muda nele”, complementa. Para aumentar o tempo de vida dos temperos e ervas, é importante colher as ervas com frequência e replantar as mudas ou sementes de tempos em tempos.


A rega diária também é fundamental para a saúde da horta e a paisagista faz um alerta: verifique sempre se as folhas não possuem algum tipo de mancha ou intruso grudado. “Geralmente as manchas surgem por causa da falta de cobre. Ele pode ser comprado em qualquer loja especializada e costuma vir em spray, pronto para aplicar. O produto é específico para esse fim e não impede o consumo da erva”, explica Lígia.
A terra também influencia no sucesso da horta e deve estar sempre fofa. “Não a deixe endurecer nunca, pois isso prejudica a circulação de água e a respiração das raízes”, aconselha. “Uma dica legal é plantar sua horta com terra adubada e usar na mistura o Vermiculita. O produto não deixará a terra endurecida nem permitirá que a água passe diretamente pelo vaso.” A seguir, a paisagista dá algumas dicas de como cultivar os temperos mais usados na cozinha:
Alecrim: pede vasos redondos e fundos, entre 30 cm e 40 cm de profundidade. Em recipientes rasos, não dura mais do que uma colheita.
Hortelã: por ter raízes agressivas, deve ser plantada sempre sozinha. Caso contrário, matará as plantas próximas ou sofrerá por falta de espaço.
Manjericão: é um tempero rasteiro e vai bem em vasos de 15 cm a 20 cm de profundidade. É muito resistente e, por isso, está entre as ervas mais fáceis de cultivar.
Orégano: tem a raiz pouco profunda e, por essa razão, pode ser plantado em vasos menores. Desenvolve-se bem com tomilho e alecrim, mas vale lembrar que sempre terá de ser replantado, pois não dura muito por natureza.


E o tamanho (da varanda) não é desculpa, nem não ter varanda... Há soluções verticais originais, tanto para o exterior...

 

 

... como para o interior.



segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Projeto Vida Saudável - A Cicon apóia este projeto.

                             Uma década de serviços gratuitos à comunidade.

A 10ª edição do Projeto Vida Saudável consolidou sua participação no calendário do verão ilheense e leva, como nos anos anteriores, serviços gratuitos à população de forma educativa e construtiva, estimulando a comunidade às mudanças de hábitos que conduzem a uma melhoria na qualidade de vida.
Durante o período de 6 de janeiro a 12 de fevereiro, das segundas às sextas, um grande número de pessoas passam pelo estande de 300m2 instalado na avenida Soares Lopes – principal cartão postal de Ilhéus –, das 6 às 9 horas e das 16 às 20 horas, para usufruirem de inúmeros procedimentos como verificação da pressão arterial, pulso, peso e altura, exames de glicemia, colesterol e triglicérides, além de passarem por uma triagem e aconselhamento e receberem preservativos, material informativo e camisas do projeto. 

O projeto oferece, ainda, atividades físicas como caminhada, alongamento, fortalecimento muscular e aeróbica, às 6 horas e às 17 horas, e o Ciclo de Palestras, sempre às 19 horas, com 22 temas variados, ministrados por médicos-cooperados da Unimed Ilhéus e demais profissionais da área de saúde, além de dentistas, numa parceria inédita com a Uniodonto.

O sucesso do Projeto Vida Saudável nesses 10 anos de existência, deve-se à crescente participação do público em geral, à dedicação dos colaboradores e médicos-cooperados da Unimed Ilhéus e ao apoio das empresas regionais e estaduais, que este ano contou novamente com o apoio da Cicon Construtora.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

‘Verde’ valoriza o imóvel. Invista em paisagismo!

A expressão ‘a grama do vizinho é sempre mais verde’ significa que a beleza desperta a cobiça – e que sempre comparamos a nossa vida com a do outro. O melhor mesmo é cuidar da ‘grama da nossa casa’. Tanto no sentido figurado como no literal. No mercado imobiliário, esse raciocínio pode ser traduzido em bons negócios. O paisagismo pode transformar e encantar qualquer ambiente e, o melhor, pode representar mais dinheiro no bolso na hora da venda do imóvel. Uma pesquisa de 2011, realizada pela Husqvarna (empresa sueca de equipamentos de jardinagem) comprovou que áreas verdes bem cuidadas podem valorizar, em média, 16% o imóvel.


As próprias construtoras investem no ‘verde’, como explica a arquiteta e paisagista Fernanda Maróstica. A vegetação tem presença obrigatória, mesmo que em elementos muito básicos como a grama. “O paisagismo emoldura o imóvel, equilibra a edificação e serve para valorizar os pontos fortes do projeto, por isso o investidor tem essa preocupação”, afirma.
As áreas verdes representam a finalização da etapa de construção, juntamente com outros projetos complementares como hidráulica e iluminação. A lógica é a mesma para qualquer tamanho de jardim, inclusive em sacada, varanda, na área interna ou vertical. É como se ao concluir a edificação ela finalmente ganhasse o último acabamento.

Piso de cerâmica, móveis de madeira aparente, cesto de fibra, tom oliva na parede: nesta área coberta do quintal, o arquiteto Fernando Figoli e a paisagista Claudia Muñoz, da Línea Paisagismo (11 3578-1178), optaram por elementos que remetem à natureza e imprimem uma atmosfera acolhedora. Pilhas de vasos, ferramentas e regadores ficam à vista. “Também distribuímos plantas pelo local. Cada cantinho ganha um toque de verde”, diz Claudia. Entre as espécies, há orquídea-bambu (Arundina bambusifolia, (1)), fícus (2) e diversas orquídeas (3). Atrás do banco, uma placa da Mercatto Casa exibe um poema de Carlos Drummond de Andrade. Nas almofadas (Cinerama e Jacaré do Brasil), uma delicada mistura de xadrez e floral.

As varandas do imóvel da ceramista Paula Almeida (11 3849-2279) também foram reformuladas. Mas, como são pequenas, optou-se por distribuir vasos no lugar de mesas e cadeiras. Na sala, a florista Alessandra Mitteldorf (11 3297-2995) aproveitou a visibilidade que as plantas teriam para adotar espécies de formas marcantes: cacto (5), suculenta (6) e iúca (Yucca aloifolia, 7).


Cultivar plantas em ambientes internos parece simples, mas não é. Manter as plantas verdes e floridas o ano todo requer alguns cuidados, principalmente na hora de escolher o local onde o vaso será colocado. Para que suas plantas cresçam e embelezem os ambientes a dica é mantê-las próximas de janelas e varandas, certificando-se de que receberão luz solar e ventilação adequada. Caso a janela tenha cortinas ou persianas, é importante deixá-las abertas para facilitar a iluminação e a circulação de ar para sua planta.
Conhecer as características de cada planta é essencial para saber qual é o ambiente ideal para que ela se desenvolva. As folhagens são espécies de plantas que melhor se adaptam aos ambientes internos, pois necessitam de menos luz para fazer a fotossíntese. Já as plantas com flores exigem maior incidência de raios solares e uma boa ventilação, sendo mais indicadas para varandas e ambiente abertos.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Lixo: temos um plano.






No rumo da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que deve ser totalmente implantada entre 2012 e 2014, muitos ajustes ainda estão sendo feitos. No final do mês passado, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgou a versão final do chamado Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS). Ele traz um rol de programas para que a sociedade brasileira consiga adotar a produção mais limpa por parte das indústrias e o consumo consciente, do lado dos consumidores para – segundo o texto do PPCS – “melhorar a qualidade de vida da população, conservar os recursos naturais e garantir a qualidade ambiental”.

“Um dos objetivos do plano é o uso de bens e serviços que atendam às necessidades básicas, proporcionando melhor qualidade de vida, enquanto minimizam os danos ao meio ambiente”, disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Para levar a cabo essa missão, o plano prevê propostas de “mudanças de ‘estilo de vida’, ‘sistema de valores’ e ‘consumo sustentável’”. A ideia chave dessa postura pedagógica é a de que os indivíduos podem mudar o mundo por meio de escolhas mais inteligentes – consumo seletivo, criterioso que tende a incorporar valores éticos elevados e noções correntes de cidadania”.  

Enquanto isso, dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a coleta do lixo no Brasil – o alicerce mais básico para que todos os objetivos acima sejam realmente alcançados – avançou nos últimos 10 anos. Note que estamos falando de coleta de lixo, não de coleta seletiva. Atualmente, o país ainda tem quase 13% de domicílios sem um serviço de recolhimento de lixo. Parece pouco, mas não é: significa que 7,3 milhões de residências não recebem a visita do caminhão de coleta. Na região Norte, quase 26% das casas não têm a coleta. No Nordeste, 25%. No Sudeste, a região mais desenvolvida do Brasil, 5% das residências não têm coleta. É uma questão, inclusive, de saúde pública.
Por outro lado, uma notícia animadora: a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou, também e m novembro, projeto de lei do Senado que regulamenta a profissão de catador de materiais recicláveis e de reciclador de papel. Quando a presidenta Dilma assinar a lei, os catadores serão profissionais autônomos ou associados de cooperativas de reciclagem.
Cabe a nós, cidadãos, ficar de olho nesse processo todo até a total implementação da PNRS. E que seja mesmo até 2014. Não dá para esperar mais.


A Construção Civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social, e, por outro lado, comporta-se, ainda, como grande geradora de impactos ambientais, quer seja pelo consumo de recursos naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos. O setor tem um grande desafio: como conciliar uma atividade produtiva desta magnitude com as condições que conduzam a um desenvolvimento sustentável consciente, menos agressivo ao meio ambiente? É uma pergunta, embora antiga, ainda sem respostas satisfatórias. Sem dúvida, por ser uma questão bastante complexa, requer grandes mudanças culturais e ampla conscientização.

Pensando nisso, cada obra da Cicon contará com lixeiras para seleção do lixo. Essa é a solução inicial planejada pela Cicon para o gerenciamento de resíduos e conscientização dos funcionários. Cada obra receberá lixeiras para coleta seletiva de: plástico, papel/papelão, resídos orgânicos e resíduos não-recicláveis.
Desta forma a Cicon viabiliza a sustentabilidade da coleta seletiva nas suas obras, iniciará a educação ambiental dos trabalhadores e o encaminhamento do material, que serão recolhidos por cooperativas de catadores para reciclagem.



sábado, 7 de janeiro de 2012

Cursos de Educação Continuada

O último curso de educação continuada promovido pela Cicon em parceria com o SESI, está previsto para terminar dia 17/01/2012. Os cursos oferecidos foram: Inglês básico (30h), Espanhol básico (30h), Atendimento ao público (08h), Novo acordo ortográfico (04), Português prático e profissional (20h) e Etiqueta profissional (04h). Os mesmos tiveram início dia 02/12/2011 e aconteceram nos espaços do Centro Comunitário Dr. Nelson de Oliveira e Igreja Batista Ebenezer.  Foram beneficiados até o momento 74 pessoas da comunidade da zona sul.
Abaixo algumas fotos e depoimentos dos alunos a respeito da iniciativa da CICON, enviados pelo SESI.


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

SOLARIS RESIDENCIAL CLUBE


Dia 03.01.2012 aconteceu a abertura do stand de vendas SOLARIS RESIDENCIAL CLUBE.

A Cicon apresentou o empreendimento que contará com apartamentos de 2 quartos com 58 m² e 3 quartos com 70m², de frente para o mar da Praia do Sul.

Em sua segunda parceria de sucesso, a CICON Construtora e a agênia de publicidade Eugenio, promovem a campanha de lançamento do empreendimento, que tem como tema “Mais fim de semana no seu dia-a-dia”.

Construtora que mais se destaca no mercado imobiliário no sul da Bahia, a Cicon investe mais uma vez em criatividade, eficiência e tecnologia para oferecer um novo modelo de qualidade de vida que será apresentado: o primeiro residencial clube com lazer completo de Ilhéus.

Localizado na Rodovia Ilhéus-Olivença, km 4 - Praia do Sul, encontra-se num terreno de 5.000 m² com 16 pavimentos tipo, 1 de cobertura, 1 de garagem e  1 play, com 08 unidades por andar. O empreendimento, com projeto arquitetônico de Taty Bomfim, conta com a exclusividade de uma torre única com lazer inédito. As áreas comuns do projeto, entregues equipadas e decoradas, contam com: piscina adulto, piscina infantil, parque infantil, terraço/playground, quadra poliesportiva, salão de jogos, brinquedoteca, salão de festas, espaço fitness e estacionamento. 

Quando o Solaris Residencial Clube for entregue, tudo vai estar prontinho esperando por você.  Será o primeiro residencial com quadra poliesportiva na cidade de Ilhéus. Consulte mais informações sobre o projeto e visite o stand de vendas no terreno, ao lado Hotel Aldeia da Praia.

Solaris Residencial Clube, um novo empreendimento em Ilhéus de frente para o mar e integrado a sua vida. Só podia ser Cicon.





Clique nas fotos e visualize em tamanho maior.









  Maiores informações no stand de vendas. Visite-nos:
Rodovia Ilhéus-Olivença, km 4 - Praia do Sul - Ilhéus/Ba
Ao lado do Hotel Aldeia da Praia



Concurso Cultural Eu Amo o Pontal

A votação do concurso cultural de fotografia promovido pela Cicon "EU AMO O PONTAL" foi encerrada ontem dia 03.01 no facebook da Cicon.

O resultado do concurso será publicado dia 08.01: Dia do fotógrafo!

Boa sorte aos participantes!