sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

‘Verde’ valoriza o imóvel. Invista em paisagismo!

A expressão ‘a grama do vizinho é sempre mais verde’ significa que a beleza desperta a cobiça – e que sempre comparamos a nossa vida com a do outro. O melhor mesmo é cuidar da ‘grama da nossa casa’. Tanto no sentido figurado como no literal. No mercado imobiliário, esse raciocínio pode ser traduzido em bons negócios. O paisagismo pode transformar e encantar qualquer ambiente e, o melhor, pode representar mais dinheiro no bolso na hora da venda do imóvel. Uma pesquisa de 2011, realizada pela Husqvarna (empresa sueca de equipamentos de jardinagem) comprovou que áreas verdes bem cuidadas podem valorizar, em média, 16% o imóvel.


As próprias construtoras investem no ‘verde’, como explica a arquiteta e paisagista Fernanda Maróstica. A vegetação tem presença obrigatória, mesmo que em elementos muito básicos como a grama. “O paisagismo emoldura o imóvel, equilibra a edificação e serve para valorizar os pontos fortes do projeto, por isso o investidor tem essa preocupação”, afirma.
As áreas verdes representam a finalização da etapa de construção, juntamente com outros projetos complementares como hidráulica e iluminação. A lógica é a mesma para qualquer tamanho de jardim, inclusive em sacada, varanda, na área interna ou vertical. É como se ao concluir a edificação ela finalmente ganhasse o último acabamento.

Piso de cerâmica, móveis de madeira aparente, cesto de fibra, tom oliva na parede: nesta área coberta do quintal, o arquiteto Fernando Figoli e a paisagista Claudia Muñoz, da Línea Paisagismo (11 3578-1178), optaram por elementos que remetem à natureza e imprimem uma atmosfera acolhedora. Pilhas de vasos, ferramentas e regadores ficam à vista. “Também distribuímos plantas pelo local. Cada cantinho ganha um toque de verde”, diz Claudia. Entre as espécies, há orquídea-bambu (Arundina bambusifolia, (1)), fícus (2) e diversas orquídeas (3). Atrás do banco, uma placa da Mercatto Casa exibe um poema de Carlos Drummond de Andrade. Nas almofadas (Cinerama e Jacaré do Brasil), uma delicada mistura de xadrez e floral.

As varandas do imóvel da ceramista Paula Almeida (11 3849-2279) também foram reformuladas. Mas, como são pequenas, optou-se por distribuir vasos no lugar de mesas e cadeiras. Na sala, a florista Alessandra Mitteldorf (11 3297-2995) aproveitou a visibilidade que as plantas teriam para adotar espécies de formas marcantes: cacto (5), suculenta (6) e iúca (Yucca aloifolia, 7).


Cultivar plantas em ambientes internos parece simples, mas não é. Manter as plantas verdes e floridas o ano todo requer alguns cuidados, principalmente na hora de escolher o local onde o vaso será colocado. Para que suas plantas cresçam e embelezem os ambientes a dica é mantê-las próximas de janelas e varandas, certificando-se de que receberão luz solar e ventilação adequada. Caso a janela tenha cortinas ou persianas, é importante deixá-las abertas para facilitar a iluminação e a circulação de ar para sua planta.
Conhecer as características de cada planta é essencial para saber qual é o ambiente ideal para que ela se desenvolva. As folhagens são espécies de plantas que melhor se adaptam aos ambientes internos, pois necessitam de menos luz para fazer a fotossíntese. Já as plantas com flores exigem maior incidência de raios solares e uma boa ventilação, sendo mais indicadas para varandas e ambiente abertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário